Resultados encontrados com a tag: Políticas públicas

Calendario > Eventos

Encontro técnico #1 - Competências municipais e estaduais na agenda de clima.

Promovido pela ACA Brasil e apoiado pela plataforma subnacional pelo CLIMA, o encontro #1 trouxe como tema “Competências municipais e estaduais na agenda de clima”. A partir dos dados reunidos na plataforma subnacional para o CLIMA, por meio do esforço de mapeamento por diversas organizações, é possível identificar diversos estados e municípios comprometidos com a agenda de clima. Mas, afinal, quais são as responsabilidades desses atores no cumprimento de políticas de clima? Até onde vão as possibilidades de atuação? E quais são as oportunidades sociais e econômicas a partir da atuação local em clima?

Políticas públicas Redução de emissões Gestão e governança

Tipo de evento: Virtual

Data: 15/06/2021

Realização:

Saiba mais

Cidades e liderança climática.

O conteúdo do curso CDP Education Cidades consiste em seis temas principais que têm por objetivo apoiar gestores públicos e a equipe municipal a entenderem riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas e como os governos locais podem atuar para tornar as cidades mais resilientes e saudáveis. Esse curso é resultado da parceria do CDP, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Pangea Capital.

Políticas públicas Redução de emissões Gestão e governança

Tipo de evento: Virtual

Data:

Realização:

Saiba mais

Debate: estado de emergência climática no Brasil.

A conversa irá tratar dos aspectos relevantes do Projeto de Lei sobre o Estado de Emergência Climática no Brasil (PL 3.961/2020), para atores privados e públicos, abordando as principais implicações jurídicas e econômicas da declaração do estado de emergência climática e suas repercussões práticas, como a implementação de políticas públicas para acelerar a transição a uma economia de baixo carbono no Brasil.

Redução de emissões Políticas públicas Gestão e governança

Tipo de evento: Virtual

Data: 10/09/2020

Realização:

Saiba mais

Bioconexão urbana: a natureza é a solução.

Este webinar tem como objetivo unir atores estratégicos para desenhar soluções compartilhadas que subsidiem a elaboração de políticas públicas e aumentem o investimento em SBN para cidades resilientes.

Políticas públicas Soluções baseadas na natureza

Tipo de evento: Virtual

Data: 12/05/2021

Realização:

Saiba mais

CBMC 2020 | Estratégias para potencializar a ação climática subnacional.

O objetivo é discutir como potencializar as ações de captação de recursos, projetos, troca, monitoramento, resultados, engajamento, de modo a inspirar a atuação e avanço dos Estados Brasileiros na agenda do clima. Palestrantes: Inamara Mélo (Abema e Semas-PE), Rolf Bateman (Under 2 Coalition - Brasil) e Shara Mohtadi (Bloomberg Philanthropies). Moderação: Samanta Della Bella (Semas-PE).

Melhores práticas Políticas públicas Redução de emissões

Tipo de evento: Virtual

Data: 05/11/2020

Realização:

Saiba mais

O impacto das mudanças climáticas na saúde.

Meio ambiente e saúde são questões interdependentes. O enfrentamento dos desafios que levam às mudanças climáticas e à crise de biodiversidade são essenciais para a manutenção da qualidade da vida humana no planeta. Fatores como a exploração descontrolada de ambientes naturais selvagens, que leva à eclosão de doenças infecciosas, e a poluição do ar - que é considerada pela Organização Mundial da Saúde a maior ameaça ambiental à saúde do nosso tempo - , demandam atenção imediata. O enfrentamento à pandemia da COVID-19 e a vacina contra o vírus demonstram incrível capacidade de desenvolvimento científico e a necessidade de cooperação internacional – dois pilares, também, do combate às mudanças climáticas. Tais avanços indicam que há lições valiosas no intercâmbio de experiências sobre como a comunidade internacional - e os governos nacionais - podem reagir a desafios que ameacem nossas possibilidades de vida. É neste contexto que o Diálogos Futuro Sustentável inicia sua série de eventos em 2021. Primeira das cinco sessões do Diálogos que ocorrerão este ano, o painel "O impacto das mudanças climáticas na saúde - políticas públicas e contexto internacional" pretende atualizar a discussão acerca da conexão entre clima e saúde, lançando luz sobre as decisões que precisamos tomar hoje para garantir uma vida saudável em um sentido amplo, para as pessoas e o meio ambiente.

Políticas públicas Saúde Qualidade do ar

Tipo de evento: Virtual

Data: 08/06/2021

Realização:

Saiba mais

Belém: análises socioespaciais sobre mudanças climáticas.

Melhores práticas Políticas públicas Redução de emissões

Tipo de evento: Virtual

Data: 24/02/2021

Realização:

Saiba mais

Conjunturas & riscos: política climática por inteiro.

Tema: Balanço das políticas climáticas brasileiras.

Políticas públicas Redução de emissões

Tipo de evento: Virtual

Data: 01/12/2020

Realização:

Saiba mais

Políticas públicas e clima.

Entender a crise climática passa necessariamente por entender a cooperação internacional para mudanças climáticas, que surgiu por meio da Organizações das Nações Unidas (ONU). O módulo Políticas Públicas e Clima objetiva entender este histórico e os principais players por detrás de acordos internacionais de cooperação, além de demonstrar políticas públicas de cidades latino-americanas que colocam a ação climática em primeiro plano.

Políticas públicas Redução de emissões

Tipo de evento: Virtual

Data:

Realização:

Saiba mais

A importância das políticas públicas para a qualidade do ar.

Você sabia que o monitoramento da qualidade do ar, com a avaliação das concentrações de poluentes no Estado de São Paulo, foi iniciado na Região Metropolitana de São Paulo, em 1972? Atualmente a CETESB possui estações medidoras na Região Metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral do Estado, além de estações móveis, que são utilizadas em estudos temporários, num total de 62 fixas e 2 móveis..

Políticas públicas Saúde Qualidade do ar

Tipo de evento: Virtual

Data: 09/03/2021

Realização:

Saiba mais