Resultados encontrados com a tag: Cidades

Calendario > Eventos

Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS)

O Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS), é uma plataforma online que disponibiliza diversos tipos de conteúdo para que gestores e gestoras municipais possam tomar decisões baseadas em evidências para promover o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Melhores práticas Políticas públicas Cidades

Tipo de evento: Virtual

Data: 2 a 9 de junho de 2022

Realização:

Saiba mais

Webinar Desafios do Uso da Terra: Áreas Ubanizadas

O webinar com apresentação de dados da Coleção 7 (1985 a 2021) e debate sobre o tema Áreas Urbanizadas será nesta sexta-feira, 04 de Novembro, às 10h30, ao vivo no canal do MapBiomas no Youtube e também na página do Facebook.

Cidades

Tipo de evento: Virtual

Data: 04 de novembro

Realização:

Saiba mais

Circuito Urbano

Em 2022, a 5ª edição do Circuito Urbano será realizada em formato híbrido, com eventos presenciais e virtuais – ao vivo ou gravados previamente. O tema do Circuito Urbano deste ano é “Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e os eventos poderão ser relacionados a cinco linhas temáticas alinhadas à localização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; 5) Monitorar & avaliar.

Adaptação e Resiliência Gestão governamental Mitigação Cidades

Tipo de evento: Virtual e presencial

Data: 3 a 31 de Outubro de 2022

Realização:

Saiba mais

[Diálogos Futuro Sustentável] Clima e Trabalhadores do Carvão

A 21ª edição do projeto “Diálogos Futuros Sustentáveis”, coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha no Brasil, no intuito de elevar a discussão sobre mudanças climáticas através da perspectiva dos agentes da transformação, trará a discussão sobre a Industria do Carvão no Brasil. No Brasil, a indústria do carvão tem se baseado na Região Sul há décadas. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm cerca de 4.000 empregos diretos e mais de 20.000 empregos indiretos relacionados ao carvão indústria, e alguns municípios têm sido historicamente ligados ao carvão exploração. Embora possa ter relevância regional, as usinas a carvão dependem subsídios multimilionários para continuar operando (cerca de 1.100 milhões de reais), e é economicamente inviável a partir de sua implementação. As atividades de mineração têm um enorme impacto saúde, meio ambiente e trabalho. Hoje, mais de 50% da força de trabalho do carvão não dispõe de proteção e salvaguardas sociais adequadas, consolidando condições de emprego. Ao trazer a questão da mão de obra do carvão no Brasil, importa destacar outras discussões relevantes, como a transição justa de trabalhadores de combustíveis fósseis para novos setores de carbono zero, sem deixar ninguém para trás. Participarão da discussão: Nelson Karam, DIEESE - Transição Energética, Christine Herntier, prefeita de Spremberg (Alemanha) e membro da “Comissão phase-out de carvão” da Alemanha e Genoir José dos Santos ( Foquinha ) presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Carvão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A moderação será feita por Roberto Kishinami, Coordenador Sênior do Portfólio de Energia do iCS A 21ª edição do Diálogos Futuro Sustentável será transmitida ao vivo, no dia 06 de Outubro de 2022, às 10h30, no canal oficial do Instituto Clima e Sociedade no YouTube nos idiomas PORTUGUÊS e ALEMÃO.

Adaptação e Resiliência Gestão governamental Mitigação Cidades

Tipo de evento: Virtual e presencial

Cidades:
RS - Porto Alegre

Data: 06 de Outubro de 2022

Realização:

Saiba mais

Desafios do cumprimento das metas pactuadas na COP26 e as propostas do Brasil para a COP27

Sessão de debates temáticos do Senado Federal Desafios do cumprimento das metas pactuadas na COP26 e as propostas do Brasil para a COP27 Local: Plenário do Senado (Presencial e Online - incentivamos a participação presencial) Data e Hora: 13/09, 9h (Horário de Brasília)

Adaptação e Resiliência Gestão governamental Mitigação Cidades

Tipo de evento: Virtual e presencial

Cidades:
DF - Brasília

Data: 13 de Setembro de 2022

Realização:

Saiba mais

Transparência e Implementação de Ações Climáticas: Porque o Global Stocktake – Balanço Global - é importante para garantirmos o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Quer saber mais sobre o Global Stocktake – um dos principais mecanismos do Acordo de Paris? Título Transparência e Implementação de Ações Climáticas: Porque o Global Stocktake – Balanço Global - é importante para garantirmos o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Panelistas Josefina Cobian: Climate Works Ana Tamborrel: ICM Maurício Guerra: Governo de Pernambuco Moderação Marina Marçal: Coordenadora do Portfólio de Política Climática do iCS Quando: 13 de setembro, 11h, Horário de Brasília. Evento Online em português e espanhol, com tradução simultânea

Adaptação e Resiliência Gestão governamental Mitigação Cidades

Tipo de evento: Virtual

Data: 13 de Setembro de 2022

Realização:

Saiba mais

Lançamento do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades

"Soluções baseadas na natureza (SBN) têm se difundido como abordagens eficientes para adaptar as cidades às #mudançasclimáticas e mitigar os desastres cada vez mais frequentes. Mas projetos como jardins de chuva, restauração de encostas, hortas urbanas e telhados verdes esbarram na falta de financiamento e no desafio técnico de estruturar projetos para soluções inovadoras como as SBN. O Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades vai apoiar projetos em estágios iniciais para que possam avançar no processo de estruturação e financiamento. Cidades, governos e outros proponentes de projetos de SBN estão convidados a conhecer o Acelerador, o processo de submissão de projetos, os critérios de seleção e as atividades de apoio que serão oferecidas aos selecionados."

Adaptação e Resiliência Cidades

Tipo de evento: Virtual

Data: 16 de agosto de 2022

Realização:

Saiba mais

Fórum Urbano Mundial

O Fórum Urbano Mundial (WUF) é a principal conferência global sobre urbanização sustentável. O WUF foi estabelecido em 2001 pelas Nações Unidas para examinar uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. O primeiro WUF foi realizado em Nairóbi, no Quênia, em 2002 e tem sido realizado em todo o mundo desde então. O WUF11 é co-organizado pelo UN-Habitat, o Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e o Escritório Municipal de Katowice.

Adaptação e Resiliência Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Presencial

Data: 26 a 30 de junho de 2022

Realização:

Saiba mais

Latin America and the Caribbean Climate Week 2022 (LACCW 2022) - Santo Domingo, República Dominicana

A LACCW 2022 reúne as partes regionais interessadas com potencial para mudar o rumo do desafio climático. O evento abre espaço para que governos, líderes do setor privado, organizações de desenvolvimento, jovens e sociedade civil participem de diálogos orientados para soluções, encontrem um terreno comum e forjem parcerias para a ação climática. Um Action Hub apresentará exemplos inspiradores de ações que estão acontecendo agora para evitar os piores impactos climáticos e construir comunidades resilientes.

Adaptação e Resiliência Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Presencial

Data: 18 a 22 de julho de 2022

Realização:

Saiba mais

Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Econômico: Percepções da população da região metropolitana do RJ

Lançamento de Pesquisa com participações de Ana Toni, diretora-executiva do iCS, e Tatiana Roque, do Fórum de Ciência e Cultura

Economia e Finanças Cidades

Tipo de evento: Presencial

Cidades:
RJ - Rio de Janeiro

Data: 24 de Maio de 2022

Realização:

Saiba mais