Outras plataformas

Nesta seção, a plataforma subnacional para o CLIMA reúne outras plataformas que produzem conteúdos para auxiliar cidades e estados na construção de planos de ação climática.

As plataformas estão organizadas em cinco temas: Emissões; Indicadores socioeconômicos; Planejamento urbano e Melhores práticas; Políticas públicas; e Monitoramento.

Sentiu falta de algum conteúdo que possa apoiar cidades e estados na tomada de decisões e priorização de ações contra a mudança do clima? Fale conosco.

Selecione um dos temas para ver os conteúdos:

Plataformas para o tema "Monitoramento"

Observatório da restauração e reflorestamento

O Observatório reúne informações de campo com dados de satélite para traçar um panorama da situação do reflorestamento e da restauração em todos os biomas brasileiros.

Saiba mais

Aqui tem mata?

Mapas interativos e gráficos trazem a informação atualizada sobre o estado de conservação de florestas, mangues e restingas nos 3.429 munícipios onde a Mata Atlântica existe ou um dia existiu. Também podem ser visualizadas as áreas protegidas, como parques e reservas em níveis federais, estaduais e municipais, além das Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) desde que tenham ao menos 3 hectares de área contínua bem preservada.

Saiba mais

MapBiomas

O MapBiomas é uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, que revela as transformações do território brasileiro, por meio da ciência, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, a fim de buscar a conservação e combater as mudanças climáticas. Produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra desde 1985, valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019 e monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente desde 1985.

Saiba mais

Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas (AdaptaBrasil MCTI)

O Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas (AdaptaBrasil MCTI) foi instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio da Portaria nº 3.896, de 16 de outubro de 2020, tem como objetivo consolidar, integrar e disseminar informações que possibilitem o avanço das análises dos impactos da mudança do clima, observados e projetados no território nacional, dando subsídios às autoridades competentes pelas ações de adaptação.

Saiba mais

Crédito dos ícones: @icons8