Diversas alianças têm sido feitas ao redor do mundo, reunindo representantes dos setores público, privado, academia e sociedade civil. Essas coalizões, complementares entre si, são um esforço de cooperação para conter a mudança global do clima e lidar com seus impactos. Conheça alguns dos compromissos assumidos por estados e cidades brasileiras.
Período de referência das informações:
Aliança pelo Clima Brasil; Carta dos órgãos estaduais de meio ambiente pelo clima; Deadline 2020; Declaração de Recife; Governadores pelo Clima; Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e Race to Zero - março/2022.
Escolha pelo menos uma das opções para filtrar os resultados de emissões por estados e municípios.
Coalizão nacional dedicada a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, contribuindo para o cumprimento dos compromissos pactuados no Acordo de Paris.
Lançamento: 2021
Carta dos órgãos estaduais de meio ambiente pelo clima, com 17 ações para fortalecer uma resposta à ameaça das mudanças do clima, de modo a alcançar um futuro sustentável e resiliente em sintonia com os objetivos da Agenda 2030 e do Acordo de Paris.
Lançamento: 2019
Movimento permanente que agrega diversos setores da sociedade, tendo como marco a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), para enfrentamento da crise climática.
Lançamento: 2019
Coalizão suprapartidária dos governadores dos estados, agregando ideias, forças e conhecimentos para construir uma agenda estratégica nacional e internacional, para enfrentamento das mudanças do clima.
Lançamento: 2020
Campanha global para uma recuperação saudável, resiliente e carbono zero que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável.
Lançamento: 2020
Comunidade global de governos estaduais e regionais comprometidos com uma ação climática ambiciosa, em linha com o Acordo de Paris.
Lançamento: 2015