Eventos

Consulte os eventos relacionados à agenda de clima nas cidades e municípios. Caso queira indicar outros eventos, fale conosco.

Escolha pelo menos uma das opções para filtrar os resultados:

Encontro técnico #1 - Competências municipais e estaduais na agenda de clima

Na próxima terça, 15/06/21, às 10h30, acontecerá o primeiro evento de um ciclo de encontros técnicos para abordar responsabilidades e possibilidades para o nível local. Promovido pela ACA Brasil e apoiado pela plataforma subnacional pelo CLIMA, o encontro #1 traz como tema “Competências municipais e estaduais na agenda de clima”. A partir dos dados reunidos na plataforma subnacional para o CLIMA, por meio do esforço de mapeamento por diversas organizações, é possível identificar diversos estados e municípios comprometidos com a agenda de clima. Mas, afinal, quais são as responsabilidades desses atores no cumprimento de políticas de clima? Até onde vão as possibilidades de atuação? E quais são as oportunidades sociais e econômicas a partir da atuação local em clima? Para participar, é preciso se inscrever previamente em bit.ly/encontrostecnicos

Gestão governamental Políticas públicas

Localização: Virtual

Data: 15/06/2021

Realização: Aliança pela Ação Climática - ACA Brasil

Saiba mais

Semana de mitigação: Workshop em Metas Baseadas na Ciência

Aprenda como elaborar uma meta de reduções de emissões de GEE, através da metodologia do OPCC desenvolvida pela WWF. A equipe CDP Latin America explicará passo a passo do cálculo que resultará em uma meta alinhada ao Acordo de Paris.

Melhores práticas Redução de emissões

Localização: Virtual

Data: 11/06/2021

Realização: CDP Latin America

Saiba mais

A revolução da energia solar fotovoltaica no brasil – Como as cidades podem se beneficiar?

Economia e Finanças Energia Gestão governamental Políticas públicas

Localização: Virtual

Data: 10/06/2021

Realização: C40 Cities Finance Facility

Saiba mais

O impacto das mudanças climáticas na saúde

Meio ambiente e saúde são questões interdependentes. O enfrentamento dos desafios que levam às mudanças climáticas e à crise de biodiversidade são essenciais para a manutenção da qualidade da vida humana no planeta. Fatores como a exploração descontrolada de ambientes naturais selvagens, que leva à eclosão de doenças infecciosas, e a poluição do ar - que é considerada pela Organização Mundial da Saúde a maior ameaça ambiental à saúde do nosso tempo - , demandam atenção imediata. O enfrentamento à pandemia da COVID-19 e a vacina contra o vírus demonstram incrível capacidade de desenvolvimento científico e a necessidade de cooperação internacional – dois pilares, também, do combate às mudanças climáticas. Tais avanços indicam que há lições valiosas no intercâmbio de experiências sobre como a comunidade internacional - e os governos nacionais - podem reagir a desafios que ameacem nossas possibilidades de vida. É neste contexto que o Diálogos Futuro Sustentável inicia sua série de eventos em 2021. Primeira das cinco sessões do Diálogos que ocorrerão este ano, o painel "O impacto das mudanças climáticas na saúde - políticas públicas e contexto internacional" pretende atualizar a discussão acerca da conexão entre clima e saúde, lançando luz sobre as decisões que precisamos tomar hoje para garantir uma vida saudável em um sentido amplo, para as pessoas e o meio ambiente. O evento será realizado no dia 08 de junho de 2021 (terça-feira), das 10h30m às 12h BRT .

Políticas públicas Saúde e Qualidade do ar

Localização: Virtual

Data: 08/06/2021

Realização: Instituto Clima e Sociedade, Embaixada da Alemanha

Saiba mais

Semana de mitigação: Inventário, Plano e Reporte

O webinar tem como objetivo apoiar os municípios para aumentar a ambição na redução de emissões. Para isso, essa seção trará ferramentas para a gestão climática, como inventario de gases de efeito estufa (GEE), plano de mitigação e como usar as informações de emissões de GEE disponibilizadas na plataforma SEEG.

Melhores práticas Mitigação Redução de emissões

Localização: Virtual

Data: 08/06/2021

Realização: CDP Latin America

Saiba mais

Maranhão: Análises Socioespaciais sobre Mudanças Climáticas

Melhores práticas Políticas públicas Redução de emissões

Localização: Virtual

Data: 02/06/2021

Realização: Amazônia Legal Urbana - Análises Socioespaciais sobre Mudanças Climáticas

Saiba mais

Semana gLOCAL: “Qual o Desafio das Políticas Climáticas no Brasil?” - 31 de maio a 1 de junho de 2021

Ao longo da semana gLOCAL, O CPI/PUC-Rio pretende apresentar os maiores desafios das políticas climáticas no Brasil, focando em quatro agendas: conservação, energia, instrumentos financeiros e agricultura sustentável. O evento contará com quatro sessões apresentando os principais pontos de cada área, com base em informações advindas de monitoramento e avaliação (M&A), e pesquisas aprofundadas de economia e governança desenvolvidas pela organização. Cada sessão também contará com painel de especialistas em cada área do setor público, privado e terceiro setor.

Economia e Finanças Políticas públicas Redução de emissões Governança

Localização: Virtual

Data: 01/06/2021

Realização: Climate Policy Initiative - CPI

Saiba mais

O papel das lideranças públicas para a preservação da biodiversidade

Realizado no dia 25/5, o evento “O papel das lideranças públicas para a preservação da biodiversidade” marcou o início da parceria firmada entre o ICLEI América do Sul e o Centro de Liderança Pública (CLP) e debateu o papel da gestão pública para a implementação de ações efetivas de preservação da biodiversidade, abordando a importância da capacitação e da formação de líderes públicos para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. O evento teve as presenças de Luciano Paez, secretário do Clima de Niterói, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, Sophia Picarelli, gerente de Biodiversidade e Desenvolvimento Circular do ICLEI América do Sul, Humberto Dantas, Head de Educação do CLP, Heloísa Fagundes, da Rede de Líderes de Meio Ambiente do CLP, Tadeu Barros, diretor de operações do CLP. A mediação foi feita por Dal Marcondes, diretor executivo da Agência Envolverde e conselheiro consultivo do ICLEI América do Sul.

Adaptação e Resiliência Gestão governamental Políticas públicas

Localização: Virtual

Data: 25/05/2021

Realização: ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade

Saiba mais

A NDC do Brasil: as implicações técnicas e jurídicas da sua atualização

O Núcleo Meio Ambiente e Mudança do Clima do CEBRI convida para o debate online “A NDC do Brasil: as implicações técnicas e jurídicas da sua atualização".

Políticas públicas Redução de emissões Direito

Localização: Virtual

Data: 19/05/2021

Realização: Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI

Saiba mais

Bioconexão urbana: a natureza é a solução.

Este webinar tem como objetivo unir atores estratégicos para desenhar soluções compartilhadas que subsidiem a elaboração de políticas públicas e aumentem o investimento em SBN para cidades resilientes.

Adaptação e Resiliência Uso da terra Cidades

Localização: Virtual

Data: 12/05/2021

Realização: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE

Saiba mais