Eventos

Consulte os eventos relacionados à agenda de clima nas cidades e municípios. Caso queira indicar outros eventos, fale conosco.

Escolha pelo menos uma das opções para filtrar os resultados:

Fórum Urbano Mundial

O Fórum Urbano Mundial (WUF) é a principal conferência global sobre urbanização sustentável. O WUF foi estabelecido em 2001 pelas Nações Unidas para examinar uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. O primeiro WUF foi realizado em Nairóbi, no Quênia, em 2002 e tem sido realizado em todo o mundo desde então. O WUF11 é co-organizado pelo UN-Habitat, o Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e o Escritório Municipal de Katowice.

Adaptação e Resiliência Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Presencial

Data: 26 a 30 de junho de 2022

Realização: UN-Habitat, Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e o Escritório Municipal de Katowice.

Saiba mais

Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo à Rio+3-, organizado por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de vários países, com o objetivo de discutir as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo.

Gestão governamental Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Virtual e presencial

Cidades:
RJ - Rio de Janeiro

Data: 15 a 23 de junho de 2022

Realização: Sociedade Civil

Saiba mais

Subsidiary Bodies (sbsta e sbi)

As 56ª sessões do Órgão Subsidiário para Implementação da UNFCCC (SBI) e Órgão Subsidiário para Aconselhamento Científico e Tecnológico (SBSTA) ocorrerão em Bonn, Alemanha, em junho de 2022. Esta reunião preparará a COP 27, que está prevista para novembro de 2022 no Egito.

Adaptação e Resiliência Economia e Finanças Energia Gestão governamental Mobilidade urbana Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Presencial

Data: 6 a 16 de junho de 2022

Realização: UNFCCC

Saiba mais

Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS)

O Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS), é uma plataforma online que disponibiliza diversos tipos de conteúdo para que gestores e gestoras municipais possam tomar decisões baseadas em evidências para promover o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Melhores práticas Políticas públicas Cidades

Tipo de evento: Virtual

Data: 2 a 9 de junho de 2022

Realização: Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (OICS)

Saiba mais

Estocolmo +50

"Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos – nossa responsabilidade, nossa oportunidade” (Estocolmo+50) acontecerá cinco décadas após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972. O evento proporcionará aos líderes a oportunidade de aproveitar 50 anos de ação ambiental multilateral para alcançar a ação ousada e urgente necessária para garantir um futuro melhor em um planeta saudável. Ao reconhecer a importância do multilateralismo no enfrentamento da tríplice crise planetária da Terra – clima, natureza e poluição – o evento funcionará como um trampolim para acelerar a implementação da Década de Ação da ONU para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Agenda 2030, Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020, e incentivar a adoção de planos verdes de recuperação pós-COVID-19.

Adaptação e Resiliência Economia e Finanças Energia Gestão governamental Mitigação Mobilidade urbana Políticas públicas Redução de emissões Cidades

Tipo de evento: Virtual e presencial

Data: 2 a 3 de junho de 2022

Realização: Governo da Suécia

Saiba mais

Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Econômico: Percepções da população da região metropolitana do RJ

Lançamento de Pesquisa com participações de Ana Toni, diretora-executiva do iCS, e Tatiana Roque, do Fórum de Ciência e Cultura

Economia e Finanças Cidades

Tipo de evento: Presencial

Cidades:
RJ - Rio de Janeiro

Data: 24 de Maio de 2022

Realização: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Saiba mais

Lançamento da GFANZ e encontro da comunidade Race to Zero no Brasil

Em visita ao Brasil, o Presidente da COP26, Alok Sharma, recebeu a comunidade Race to Zero (cidades, estados e empresas) e representantes dos setores financeiro e de investimentos para o Lançamento da Glasgow Financial Alliance for Net-Zero (GFANZ) no Brasil. O encontro apresentou a GFANZ ao Brasil, destacando a importância do compromisso do setor financeiro rumo a uma economia de baixo carbono, e foi também uma celebração dos avanços no desenvolvimento e implementação dos compromissos firmados no último ano, incluindo em torno da última cúpula do clima, sediada pelo Reino Unido.

Gestão governamental Mitigação Políticas públicas Redução de emissões

Tipo de evento: Virtual

Data: 28/03/2022

Realização: Race to Zero

Saiba mais

Reunião anual da Força-Tarefa do GCF (Governors' Climate & Forests)

Organizada pelo Governo do Amazonas, a reunião proporcionará uma oportunidade inestimável para avançar em nossos objetivos comuns de proteger florestas tropicais, reduzir as emissões do desmatamento e degradação florestal e promover o desenvolvimento sustentável e com baixas emissões. Os participantes da reunião incluirão governadores, sociedade civil, povos indígenas e representantes da comunidade local, o setor privado e outros que se conectarão e colaborarão em iniciativas conjuntas para proteger nosso planeta e seu povo.

Redução de emissões Gestão e governança

Tipo de evento: Presencial

Cidades:
AM - Manaus

Data: 16, 17 e 18 de março de 2022

Realização: Governors' Climate & Forests Task Force, Governo do Amazonas

Saiba mais

I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL)

A CIRSOL tem como objetivo a harmonização de condutas e a sua transformação em ações concretas voltadas para a adequada gestão dos resíduos com redução dos impactos climáticos. A Conferência reunirá organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica, e os setores privado e público brasileiro para três dias de debate sobre os desafios em relação aos efeitos das mudanças climáticas que já são uma realidade no planeta. O evento contribuirá para a produção e difusão de conhecimento, troca de experiências, construção e divulgação de iniciativas inovadoras e articulação de políticas públicas voltadas às questões ambientais.

Políticas públicas Resíduos sólidos Gestão e governança

Tipo de evento: Presencial

Cidades:
PE - Recife

Data: 16, 17 e 18 de março de 2022

Realização: Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL)

Saiba mais

As cidades que precisamos: sete transformações urbanas equitativas

1,2 bilhão de pessoas - mais de uma em cada três que vivem em cidades – são atualmente mal atendidas por serviços urbanos essenciais, deixando-os vulneráveis a doenças e riscos à saúde, crises econômicas, riscos ambientais e desastres naturais. Para construir as cidades de que precisamos, a equidade e a sustentabilidade devem ser colocadas na vanguarda de cada decisão de planejamento. Neste webinar interativo, focaremos em uma transformação, financiamento e subsídios, enquanto o segundo tema de discussão será decidido por votação pelos participantes.

Políticas públicas Redução de emissões Justiça climática

Tipo de evento: Virtual

Data: 10 de março de 2022

Realização: UrbanShift, WRI

Saiba mais