A plataforma subnacional para o CLIMA é uma iniciativa para apoiar ações em rede que levem a maior ambição climática por cidades e estados brasileiros.
Ela surge da necessidade de conectar atores subnacionais governamentais às organizações com expertise técnica e atuação local, facilitando a implementação de políticas e compromissos e dando visibilidade aos resultados da ação climática local.
Somos uma nação de 5.570 municípios, distribuídos em 27 unidades federativas, com autonomia para criar políticas públicas que favoreçam a transição para uma economia de baixo carbono e a adoção de medidas de adaptação e resiliência que melhorem a qualidade de vida da população, sobretudo das populações mais vulneráveis.
Diferentes articulações e organizações já estão atuando para aumentar a ambição climática no Brasil. Colaboração e intercâmbio de conhecimento são elementos-chave para a transformação do campo climático no nível subnacional.
Conectamos estados e cidades a organizações da sociedade civil que oferecem soluções e apresentam boas práticas para a implementação de ações climáticas. Veja no mapa de atores quem já faz parte deste ecossistema.
Além deste portal de informações, a plataforma subnacional para o CLIMA vem trabalhando com a produção de conteúdo e articulação de grupos de trabalho.
Grupo de trabalho (GT) - Agenda Urbana do Clima
A Agenda Urbana do Clima foi criada no ciclo eleitoral de 2020 para traçar diretrizes mínimas para a ação climática no contexto urbano, baseadas nos pilares de saúde, emprego e mobilidade. Idealizada por organizações da sociedade civil e outras instituições, a agenda é fruto de um processo colaborativo e coletivo, a partir da colaboração entre um grupo heterogêneo e presente em iniciativas por todo o território nacional. O grupo de trabalho permanece ativo, criando soluções conjuntas para implementação e monitoramento das diretrizes da agenda.
Saiba mais: https://www.agendaurbanadoclima.com/